Salvaterra recebe o Selo Unicef

O selo Unicef  2021/2024 é um importante indicativo para demonstrar o  empenho da Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Salvaterra em entender as políticas públicas, aplicá-las, informá-las,  viabilizar o acesso aos serviços, articulando para que haja melhoria dos serviços de atenção básica  como saúde, educação, assistência social ofertados a população.

Receber o selo Unicef 2017/2020 significa que, os serviços de atenção básica chegaram a população Salvaterrense de maneira qualificada atendendo àqueles que precisam da atenção importantíssima da Semas dentro do município.

É importante ressaltar que, Salvaterra foi o único município do arquepélego do Marajó a receber o selo Unicef 2017/2020 dentre 12 municípios do Estado do Pará que receberam o selo.

A equipe Semas e todas as instituições lidadas ao sistema de garantia de direitos como CRAS, CREAS, Conselho Tutelar  enfrentam muitos desafios e entre tantos podemos apontar a dificuldade de se compreender os fatores geradores das dificuldades sociais e econômicas, a complexidade das políticas públicas, a  carência de recursos humanos e outros.

No entanto, é possível garantir direitos da atenção básica a população com uma gestão séria dos recursos e aplicação destes, com ética, compromisso e responsabilidade com a coisa pública. É  possível também otimizar recursos humanos e financeiros obtendo resultados satisfatórios que são bons para todos envolvidos neste processo.

As pessoas vivem nos municípios e é onde as relações sociais, culturais, afetivas e familiares se estabelecem, ou seja, é neste local que as políticas públicas têm que acontecer, pois é, onde a população acessa seus direitos.

Texto: SEMAS Salvaterra

Prefeitura de Salvaterra, a serviço do povo!

Prefeito Carlos Gomes