Economia

Agricultura

Hoje, com um maior desenvolvimento do setor agrícola, o abacaxi passou a ter papel de destaque na economia, tornando-se a cultura de maior expressão econômica de Salvaterra. Na Zona Rural, a Vila de Condeixa possui a maior produção, tornando-se uma das maiores do Estado. O abacaxi produzido no Município é de excelente qualidade com baixo teor de acidez e bastante suco. Inclusive há outras frutas que também ganharam importância, tais como a pupunha, açaí, piquiá, sapotilha, mangaba, manga, murici, graviola, bacuri, goiaba, cupuaçu e outras.

Pecuária

O gado bovino e bubalino de corte e leite são criados em sistema extensivo e semi-intensivos e mantém um nível regular de exportação para a capital, mas garante o abastecimento do consumo local.

Pecuária 2015
Bovino – efetivo dos rebanhos6.740Cabeças
Bubalino – efetivo dos rebanhos7.184Cabeças
Equino – efetivo dos rebanhos880Cabeças
Suíno – total – efetivo dos rebanhos4.789Cabeças
Suíno – matrizes de suínos – efetivo dos rebanhos1.180Cabeças
Caprino – efetivo dos rebanhos430Cabeças
Ovino – efetivo dos rebanhos490Cabeças
Galináceos – total – efetivo de rebanhos3.786Cabeças
Galináceos – galinhas – efetivo dos rebanhos910Cabeças
Vacas ordenhadas – quantidade582Cabeças
Leite de vaca – produção – quantidade211Mil litros
Leite de vaca – valor da produção401Mil Reais
Ovos de galinha – produção – quantidade5Mil dúzias
Ovos de galinha – valor da produção11Mil Reais

Fonte: IBGE, Produção da Pecuária Municipal 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. NOTA 1: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde, por arredondamento, os totais não NOTA 3: Não foi realizado levantamento para a variável “quantidade” para o produto da aqüicultura  Outros produtos (rã, jacaré, siri, caranguejo, lagosta, etc). NOTA 2: Atribui-se a expressão dado não existente onde não há ocorrência da variável no município.atingem a unidade de medida.

Pesca

A atividade pesqueira contribui expressivamente para o abastecimento local. No entanto, ainda é desenvolvida artesanalmente através de redes de tresmalhos, currais e pesca de anzol. A zona rural que se situa nas Vilas de Jubim, Joanes, Água Boa e o centro de Salvaterra são os maiores centros de pesca do Município. Na Vila de Caldeirão, a 4km da sede municipal, às margens do rio Paracauari, há uma fábrica de gelo que possui capacidade para produzir 48 ton./dia de gelo e 10 ton./dia para beneficiamento do pescado.

Turismo

Salvaterra possui deslumbrante cenário ecológico, reunindo campos, fazendas, rebanhos de búfalos, belas praias e um folclore bastante expressivo tanto na dança quanto na música. Possui vários empreendimentos hoteleiros que vieram aumentar a oferta de leitos do Município, proporcionando através da atividade turística uma fonte de recursos para a população local, apesar de essa atividade só ser desenvolvida em grande escala durante os períodos de alta temporada, considerando os meses de férias e os feriados prolongados. Entretanto, em decorrência da implantação do projeto Diversificação da Oferta Turística do Marajó, que visa o desenvolvimento do turismo na ilha, Salvaterra encontra-se inserida no projeto de desenvolvimento da atividade voltada ao turismo no meio rural assim como, no programa de desenvolvimento do turismo PRODETUR-PA. Este Programa em como objetivo desenvolver o turismo na regional do Marajó dentro dos padrões de sustentabilidade, cujos recursos serão aplicados em ações inseridas em cinco componentes, entre estes: Estratégia do Produto Turístico: ações destinadas à qualificação de empresários, profissionais e comunidades para recepcionar o turista, melhorando a qualidade dos serviços turísticos;

Comércio

Esta atividade conta com o funcionamento de restaurantes e bares de pequeno porte, farmácias, lojas de confecções, panificadoras, postos de gasolina, banco, lojas de materiais de construção e mercado municipal. Mesmo assim, apresenta um comércio pouco desenvolvido, o que propicia deslocamentos à capital para consumo de mercadorias diversas.

Estratégia de Comercialização

Ações de marketing voltadas para promoção e comercialização de produtos turísticos (mídia televisiva, rádio, revistas especializadas).

Fortalecimento Institucional

Apoio à gestão turística estadual e municipal, através da aquisição de equipamentos, desenvolvimento de software, capacitação e apoio técnico.

Infraestrutura e Serviços Básicos

Ações de melhoria no acesso ao destino, facilitando a chegada e a permanência do turista na localidade (água, saneamento, energia, telecomunicações, saúde, segurança, postos de informações e sinalização turística).

ACESSIBILIDADE